LEi geral de proteção de dados

Como isso vai impactar a sua empresa.

O que é a Lei Geral de proteção de dados?

A partir do dia 15 agosto de 2020, muita coisa vai mudar para as instituições públicas e privadas que trabalham com coleta, tratamento, processamento, armazenamento e comercialização de dados de milhares de Brasileiros.

A Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) sancionada em agosto de 2018 pelo ex Presidente Michel Temer, dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Inspirada na lei europeia General Data Protection Regulation (GDPR) que está em vigor desde 25 de maio de 2018, diversas entidades da União Europeia já estavam se adaptando dentro das regras da nova lei antes mesmo de ela entrar em vigor.

Qual é o impacto da Lei Geral de Proteção de dados na sua vida?

Milhares de empresas brasileiras trabalham com a utilização de dados de consumidores, dados como: Nome, sobrenome, e-mail, número de telefone, numeração de documentos e cartões de crédito, dados bancários, localização, endereços de Ips e cookies. Ou seja, todos os dados que facilitam a identificação de uma pessoa natural.

A proteção desses dados trará maior liberdade e segurança para o usuário em suas navegações, uma vez que o mesmo terá o direito de pedir a exclusão de seus dados de bancos de dados, fazendo com que o sua identidade e suas informações pessoais sejam protegidas de qualquer empresa ou instituição que tenha interesse em utilizar esses dados contra a vontade do usuário, como já vem acontecendo.

Quem nunca preencheu o seu e-mail em algum formulário online e depois começou a receber diversos spams em seu e-mail? Com a Lei Geral de Proteção de Dados, a empresa do formulário preenchido será proibida de divulgar o seu e-mail ou qualquer outro dado do usuário para qualquer outra empresa, hoje existem diversas empresas que compram dados de consumidores para beneficio próprio, o que passará a ser proibido com a LGPD

Qual é o impacto da LGPD no setor de T.I?

Diante das novas mudanças da Lei, o setor de T.I terá maior responsabilidade em relação a proteção, manutenção e cuidado redobrado com os dados de seus clientes. Será necessário que tenha uma maior avaliação para que seja detectado toda e qualquer ameaça de vazamento de dados de seus servidores, estando dentro das conformidades exigidas pela lei, reduzindo os riscos e descomplicando o fluxo de informações. É necessário que tudo seja bem claro para a gestão e os consumidores, abrindo sempre o poder de escolha a eles.

É sempre importante ressaltar o foco na “privacidade desde a concepção”, pois esse é um dos pontos mais importantes da lei, onde visa a privacidade de todas as etapas do processo de criação seja de um sistema ou de um produto, tendo o comprometimento de todos os envolvidos nesse processo, garantindo toda uma estrutura organizacional que se adeque a todas as conformidades exigidas pela lei.

Os principais pilares de segurança da LGPD em que a empresa de T.I precisa de adequar são:

  • Remoção de problemas de comunicação e garantir o cuidado da gestão para a confidencialidade;
  • Escolher uma opção de estrutura que ajude a manter os sistemas disponíveis;
  • Implantar estratégias que proteja e fortaleça a integridade do usuário  

A Nice Tech pode ajudar a sua empresa a se enquadrar na LGPD

Atendimento personalizado

A Nice Tech desenvolve gestão de tecnologia personalizada para cada parceiro, atendendo assim as necessidades da sua organização de maneira completa e eficiente.

Nice Tech Soluções corporativas

Nós entendemos que qualidade não é um diferencial, mas uma obrigação.

Autor

Isabella Cristina

Formada em comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Paulista. Autora do documentário "Filhos D'uma mãe".